
Você já deve ter ouvido alguém dizer que toda doença tem origem emocional. E de fato tem. A psicossomática é toda emoção que não resolvemos, oprimimos, ignoramos ou retemos e que, consequentemente, causam patologias no nosso corpo.
Analise comigo a seguinte situação.
Você teve um problema no trabalho com um colega novo. Este colega se apresentou de forma muito gentil a princípio, porém com o passar do tempo as coisas se mostraram de forma bem diferente. Você percebeu que esta pessoa estava sempre reclamando, sempre falando mal de alguém, sempre jogando mais responsabilidades para os outros do que realmente ajudando a equipe. E você ali, dia após dia aguentando aquela situação calado!
O problema disso é que com o passar do tempo você começou a sentir-se desanimado para ir trabalhar. Já não interagia mais da mesma forma com as outras pessoas, começou a ficar mais na sua. As dores de estômago já começaram a ser frequentes, as dores de cabeça ao final do dia então nem se fale. Seu humor e disposição já não eram mais os mesmos. Parecia que você estava carregando o mundo nas costas. Os ombros doíam e a lombar não dava trégua.
O tempo passou e você continuava ali. Seguindo a sua rotina a base de medicação. Isso quando ela funcionava!
Pronto! Uma patologia psicossomática havia se instalado em seu corpo. E tudo começou quando você decidiu aguentar calado toda aquela situação no seu ambiente de trabalho. A raiva, a preocupação, a exaustão mental e a insegurança começaram a fazer parte da sua rotina. Reter todos esses sentimentos já estavam impactando o seu organismo.
Agora como você vai tratar isso? Há inúmeras opções de tratamentos. Mas o mais importante é tratar a causa. Os fármacos podem te ajudar a aliviar a dor, a dormir melhor, a se alimentar melhor. Mas não tratam a causa. Não fazem aquele sentimento negativo deixar de te prejudicar. É preciso ir mais a fundo.
Sessões com psicólogos, com terapeutas manuais ou acupuntura podem ajudar e muito a lidar com essas emoções. Na verdade, essas sessões podem te ensinar a entender como esse tipo de sentimento te afeta e, desta forma, te ensinam como abordar essas emoções dentro de você. Trazendo de volta à vida! Desbloqueando o fluxo de energia e reequilibrando o seu interior.
O importante é sempre ouvir o seu corpo!
Espero que tenha gostado desse artigo!
Namastê!
Mayumi Yamaguchi
Recomendações de leituras sobre o tema:
