Escuto muitas pessoas me dizerem que não conseguem ficar paradas e não pensar em nada na hora da meditação. Mas posso te contar um segredo? A meditação não significa não pensar em absolutamente nada.
A nossa mente funciona o tempo todo e isso é inevitável. O intuito da meditação não é não pensar em nada, mas sim fazer a sua mente perceber o momento presente, o que está acontecendo naquele exato momento em que você se predispôs a acalmar o turbilhão de pensamentos que, por muitas vezes, não te deixam raciocinar direito.
Resolvi escrever este artigo para te dar 5 dicas super fáceis para te ajudar na meditação.
1°) Sei que é comum ouvir isso, mas encontre um local confortável para você. Quando digo confortável, é confortável mesmo! Sentado, encostado em algum lugar, sentado em alguma almofada, deitado. Não importa! O importante é você estar confortável o suficiente para sentir o seu corpo, perceber os pontos de tensão, se perceber. Ajuste-se quantas vezes for necessário!
2°) Traga a sua atenção para a sua respiração. Primeiro, respire normalmente por 5x. Depois respire fundo por 5x. Depois respire fundo pelo diafragma 5x. Depois respire fundo pelo diafragma e costelas por 5x. E por último diafragma, costelas e pulmão por 5x. Na expiração solte o ar devagarinho, esvaziando uma parte por vez.
Ao respiramos trazemos a nossa atenção para o momento presente. Perceba como a sua mente já se aquietou! Impressionante, não é?!
Nós, seres humanos, não respiramos adequadamente no nosso dia a dia. Não usamos a capacidade total de nosso sistema respiratório, nos acostumamos a respirar de forma muito superficial. A meditação te dá a oportunidade de respirar adequadamente.
3°) Note os pontos de tensão pelo seu corpo enquanto mantém uma respiração tranquila. Permita o seu corpo soltar um por um desses pontos. Deixe a sensação de alívio e relaxamento tomar conta de você.
Temos a tendência de direcionar os sentimentos para determinados pontos em nosso corpo, desta forma, causando os nós e dores pelo corpo. Ao soltá-los, você sentirá uma sensação de alívio.
4°) Nesta etapa, você perceberá cada parte do seu corpo sem movê-los. Comece pelos pés, canela, panturrilha, joelhos, coxas, quadril, barriga, peitoral, ombros, braços, mãos, pescoço, rosto e cabeça. Outra dica é visualizar cada órgão, como se você estivesse enviando uma onda de energia para todo o seu corpo, órgãos, células.
5°) Aprecie o seu corpo todo relaxado. Perceba o entorno de você sem abrir os olhos. A presença dos móveis, se há vento, se não há, a energia correndo pelo seu corpo. Respire para este momento mindfulness. Se algum pensamento cruzar a sua mente, deixe-o vir, mas também deixe-o ir embora. Escolha os pensamentos que irá nutrir neste momento tão seu!
Espero que essas dicas te ajudem a meditar de forma mais tranquila!
Namastê!
Mayumi Yamaguchi